domingo, 17 de julho de 2011

O que é bom, a gente divulga!

IV ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, MARXISMO E EMANCIPAÇÃO HUMANA.
“MARXISMO E FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR”

21 a 23 de setembro de 2011
Local: UNEB – Campus XVI - BA 052 Km 353 – Irecê-BA

O IV Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Humana (IV EEMEH) vem dar continuidade às discussões dos problemas da educação brasileira. Como temática unificadora das discussões e atividades do evento elegemos o “Marxismo e a formação humana na educação escolar”.
O objetivo central é discutir as contribuições da teoria pedagógica marxista para o desenvolvimento da formação humana no interior da instituição escolar. Ao refletir acerca desta temática pretende-se aprofundar o debate e os referenciais acerca da função social da educação escolar e sua importância no desenvolvimento omnilateral dos educandos.
Especificamente pretende-se:
a) Oportunizar um espaço para o encontro, reflexão e aproximações de educadores, estudantes, militantes de movimentos sociais do debate da educação e emancipação humana tendo por referência específica a discussão sobre a educação escolar.
b) Discutir as divergências acerca da potencialidade da educação escolar em relação à formação humana da classe trabalhadora numa perspectiva de superação das relações sociais de dominação.

Mais informações sobre o evento, como: ficha de inscrição, programação completa, alojamento e acesso a materiais do grupo, acesse: http://cepehu.blogspot.com/

"O tempo é o campo do desenvolvimento humano. 
O homem que não dispõe de nenhum tempo livre, cuja vida, afora as interrupções puramente físicas do sono, das refeições etc., está toda ela absorvida pelo seu trabalho para o capitalista, é menos que uma besta de carga.  É uma simples máquina, fisicamente destroçada e espiritualmente animalizada, para produzir riqueza alheia."
(Marx, 1974, p.98-9)

Nenhum comentário: