sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cinema!

Nessas férias me dediquei a assistir alguns filmes que abordam a temática étnico racial, que podem e devem ser abordados em sala de aula tomando como objetivo uma abordagem crítica tanto do papel do negro(a) na sociedade em diferentes épocas e lugares, como levar um conhecimento sobre a cultura de diferentes países que fazem parte do continente africano. É só adaptar os filmes as diferentes faixas etárias e trabalhar com a turma com criatividade!





A Cor Púrpura (en: The Color Purple), é um filme estadunidense1985, do gênero drama, dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance epistolar da premiada escritora afro-americana Alice Walker, que trata de questões de discriminação racial e sexual.  











Men of Honor (Homens de Honra no Brasil e em Portugal), é um filme norte-americano de 2000, dirigido por George Tillman Jr., com guião de Scott Marshall Smith e banda sonora de Mark Isham.
No elenco, Cuba Gooding Jr., Robert de Niro, Charlize Theron e Powers Boothe, entre outros.










Hotel Rwanda ( Hotel Ruanda) é um filme de 2004 dirigido por Terry George e estrelado por Don Cheadle, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube e Sophie Okonedo.
O filme é uma co-produção da Itália, Reino Unido e África do Sul, e relata a história real de Paul Rusesabagina, que foi capaz de salvar a vida de 1268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994. Logo depois das primeiras exibições, sua história foi imediatamente comparada com a de Oskar Schindler.




Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.    


Titulo original: (Kirikou et la Sorcière), 1998 (França)
com direção de Michel Ocelo, gênero animação. O filme se passa na África Ocidental onde nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

Preparem a pipoca e boa sessão!


 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Documentário - 'Criança a alma do negócio!'

Não é difícil perceber o quanto nossas crianças, sobrinhos(as), vizinhos(as), primos(as) estão cada vez mais cedo perdendo a infância e se tornando absurdamente mais consumistas. Os brinquedos que antes faziam a alegria da molecada, como: pipa, bolinhas de gude, peão, entre outros, estão sendo substituídos por verdadeiras máquinas tecnológicas e numa velocidade incrível. Os meninos disputam quem tem o video game mais moderno, o celular mais atual, o tênis que passou na propaganda, enquanto as meninas frequentam os salões de beleza, pintam as unhas, escovam os cabelos, deixam de brincar pra não sujar a roupa nova, não tirar o salto alto, enquanto nós assistimos a tudo como se fosse algo totalmente normal.

Documentário: 'Criança, a alma do negócio'

Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? De onde vem este desejo constante de consumo? Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada.
É um documentário espetacular, traz o depoimento de crianças, pais, mães e especialistas que mostram como a mídia tem influenciado nessa atitude consumista entre crianças. Vale muito a pena cada minuto de documentário!!

<br/><a href="http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-BR&vid=27ffab36-ac14-49a1-8837-d58aba319e7b" target="_new" title="'Criança, a alma do negócio'">Video: 'Criança, a alma do negócio'</a>

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Alfabetização - Emília Ferreiro

 

Emilia Ferreiro, psicóloga e pesquisadora argentina, radicada no México, fez seu doutorado na Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget. Na Universidade de Buenos Aires, a partir de 1974, como docente, iniciou seus trabalhos experimentais, que deram origem aos pressupostos teóricos sobre a Psicogênese do Sistema de Escrita, campo não estudado por seu mestre, que veio a tornar-se um marco na transformação do conceito de aprendizagem da escrita, pela criança. Autora de várias obras, muitas traduzidas e publicadas em português, já esteve algumas vezes no país, participando de congressos e seminários. Falar de alfabetização, sem abordar pelo menos alguns aspectos da obra de Emilia Ferreiro, é praticamente impossível. 

A escrita é apenas uma técnica de transcrição de sons em letras, ou seja, um código? Um método de ensino pode ser elaborado com total independência dos processos de apropriação de quem aprende? Neste vídeo, além de responder sobre essas questões, você acompanha trecho de sua palestra sobre Alfabetização, em que ela fala sobre polêmicas improdutivas criadas entre alfabetização e letramento ou entre construtivismo e método fônico.